O Instituto Verde Brasil é um dos vencedores do “Prêmio Ecologia 2003”, “Prêmio Ecologia 2004” e “Prêmio Ecologia 2005” conferido pelo Governo Estadual do Espírito Santo. A iniciativa contribui com a preservação e uso sustentável do Pau-brasil e outras espécies nativas da Mata Atlântica por meio de ações de reflorestamento, de educação ambiental, realização de pesquisas científicas e produção de material educativo.


Em 2003, a empresa criou e patrocinou o evento “Dias do Pau-brasil” e inaugurou as atividades de educação ambiental do Verde Brasil. A ação acabou rendendo o prêmio já citado.

Por meio da parceria firmada entre o Instituto e a Secretaria Estadual de Educação do Espírito Santo, mais de 300 alunos de Ensino Fundamental da rede pública de

ensino foram beneficiados pela campanha educativa de preservação da Mata Atlântica.

Foram plantadas mudas de Pau-brasil nas escolas participantes e promovidas palestras sobre preservação e a importância de proteger a Mata Atlântica.


Entrega do troféu Premio Ecologia 2003




No ano de 2004, o projeto passou pela sua fase de implantação junto aos pequenos agricultores e processo institucional, fechando parcerias importantes como o Convênio firmado com a SEAG – Secretaria Estadual de Agricultura do ES, INCAPER – Instituto Capixaba de Pesquisa Assistência Técnica e Extensão Rural e IDAF – Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do ES; garantindo aos agricultores envolvidos no projeto assistência técnica e jurídica gratuitamente; ainda foi firmado naquele ano uma parceria com a Prefeitura Municipal de Marechal Floriano-ES, que garantiu através do Viveiro da Cidade a área de produção das mudas.



Naquele ano também foram realizados treinamentos dos técnicos do INCAPER-ES e IDAF-ES com profissionais de alto conhecimento sobre a espécie como o Dr. Haroldo de Lima – JBRJ Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

Entrega do troféu Premio Ecologia 2004